Eu adoro um "cheirinho gostoso" em casa.
Mas depois que nasceram meus bebês, manerei no uso de incensos e velinhas, porque não acho muito segura a combinação fogo/criança.
Os aromatizadores com varetas são ótimos, mas o preço geralmente é salgadinho. Por isso, pesquisei bastante para colocar aqui no blog uma receitinha de aromatizador econômica.
Material Necessário:
- 1 garrafinha de vidro ou plástico duro (algumas opções: saboneteiras - de sabonete líquido, vidros de perfume antigos, garrafas de bolso para bebida, etc.). É importante que a boca seja afunilada.
- palitos de madeira (se possível, use os palitinhos hashi sem verniz, aqueles usados em restaurantes japoneses, que são mais bonitinhos e não são pontudos como os de churrasco).
- Álcool de cereais e contagotas.
- 20 ml de sua essência preferência.
Cabe falar que algumas casas de essências comercializam contratipos de perfumes famosos e que as essências muito fortes costumam provocar enjôo e dor de cabeça. As mais tradicionais são alecrim, lavanda, flor de laranjeira, rosas... Na dúvida, coloque metade da quantidade, observe durante uns dois dias e coloque o restante se sentir necessidade.
Dicas
1- Antes de usar o recipiente, é bom neutralizá-lo, lavando-o com água e sabão neutro e mergulhando-o em água fervente.
2- Vire as varetinhas diariamente.
3- Não reaproveite as varetas e palitos.
(Imagem L'Erbario Toscano)
Comentários