Sempre recebo e-mails perguntando o que fazer quando o rejunte está feio, se dá para colocar outro por cima, pintar, etc.
Então, vou responder todas as perguntas nesse post.
Dá para trocar a cor do rejunte?
Sim, dá. Mas para isso, o rejunte precisa estar em perfeitas condições. Se houver falhas, fissuras e rachaduras na argamassa, elas deverão ser preenchidas antes da aplicação do produto para pintura.
Ceras e resinas em geral também devem ser removidas antes da pintura.
Antes da pintura, é recomendável lavar a superfície com água e sabão e eventualmente, você pode usar uma lixa 120 (só no rejunte) para remoção de resíduos mais difíceis.
Que produto usar para pintar o rejunte?
Existe um produto no mercado, muito prático, em uma bisnaguinha, que renova ou altera a cor do rejunte. Você encontra em casas de materiais para construção, em várias tonalidades e custa, em média, R$ 30,00.
O mesmo produto pode ser usado para renovar o rejunte antigo em boas condições. Aquele bege que ficou feio, o branco que amarelou, o preto que ficou esbranquiçado... Basta usar essa bisnaguinha.
Quando o rejunte está danificado e com falhas, o que fazer?
Você precisa remover todo o rejuntamento e aplicar um novo. Não se preocupe, sai fácil, basta usar o canto de uma espátula.
É importante lembrar também que o rejuntamento danificado compromete a integridade do revestimento, que pode se soltar devido às infiltrações.
A superfície deve estar completamente seca para receber o novo rejuntamento, pois ele não adere em superfícies úmidas. Lave, após retirar o velho, para remover os resíduos, espere 72 horas e só então aplique o novo. Se for pedra (granito, mármore, etc.) às vezes são necessários até cinco dias para ela secar completamente.
Qual a melhor cor para o rejuntamento?
Você pode escolher tonalidades próximas a do revestimento ou optar por criar contrastes.
É sempre bom lembrar que o branco é o que tem mais tendência a ficar amarelado com o tempo. Por isso, sempre que puder, substitua-o por um cinza claro, que não fará muita diferença na maioria dos casos e terá a limpeza facilitada. O uso de um protetor também ajuda na limpeza.
Já os rejuntes mais escuros podem apresentar um aspecto esbranquiçado com o tempo, mas esse problema é facilmente corrigido com uma nova pintura.
Como conservar e proteger o rejuntamento?
Vale aquela regrinha, evitar produtos muito abrasivos e agressivos, em especial, o cloro.
Também é importante observar que o rejunte seja adequado ao tipo de piso. Não adianta aplicar, por exemplo, rejuntamento comum para revestimentos em porcelanato e granito, pois soltará com facilidade. Use apenas o rejuntamento indicado pelo fabricante do revestimento.
A conservação também é bastante facilitada com o uso de um protetor (da mesma linha da bisnaguinha para pintura), que evita a formação de mofos e fungos e a formação de resíduos.
O uso de rejuntamento de boa qualidade é outro fator importante. Existem vários produtos disponíveis no mercado, com impermeabilizantes, coloridos, etc. É importante escolher produtos de qualidade reconhecida e certificados sempre que possível, além de seguir corretamente as instruções do preparo e aplicação.
Dica para quem vai substituir o rejunte antigo
Para trocar o rejuntamento velho por um novo, é fácil, qualquer um pode fazer.
Mas é importante retirar completamente todo o rejuntamento velho, antes de aplicar o novo.
A superfície deve estar completamente seca. Quem tem granitos ou pedras naturais, deve esperar de 3 a 5 dias antes de aplicar o novo rejuntamento. Isso é necessário para que a pedra seque completamente (ela retém muita umidade).
Só então aplique o novo rejuntamento.
Comentários