A primeira vez que usei uma forma de silicone foi simplesmente desastrosa. O bolo que deveria sair lindo e decorado, se transformou em um festival de pedaços quebrados.
Aprendi a usar e a forma de silicone se transformou em uma aliada prática para o dia-a-dia, do forno para a máquina de lavar louça e com a facilidade de ocupar pouco espaço no armário.
Prática, fácil de limpar e de guardar, a forma de silicone permite que o alimento cozinhe por igual e sem queimar no fundo ou bordas.
Vamos às dicas:
- Antes de usar, a forma de silicone deve ser lavada com água morna e sabão neutro. Não use esponjas de aço, água sanitária e outros produtos de limpeza na sua forma.
- A forma de silicone pode ser lavada na máquina de lavar louças.
- Alguns ingredientes e corantes podem manchar as formas de silicone, mas isso não afetará seu desempenho.
- A temperatura do forno exigida nas receitas pode ser reduzida de 10 a 20° no uso das formas.
- O tempo de cozimento também pode ser reduzido, por cerca de 10 minutos para cada hora de cozimento exigida.
- Na hora de retirar a forma do forno, como ela não é rígida, pode ser mais difícil. Contorne usando uma forma de pizza ou outro recipiente baixo, sob a forma, apenas para facilitar retirar do forno.
- Aguarde que o alimento esfrie completamente antes de desenformar.
O gráfico abaixo resume os cuidados que você deve ter com a sua forma de silicone:
trecho extraído do livro Delícias ao Forno
Dica: Os alimentos que levam mais gordura, manteiga ou margarina em sua receita desenformam com mais facilidade e você pode usar a forma sem untar.
No entanto, em todas as receitas eu prefiro usar um desmoldante (spray para untar, na foto abaixo). Você encontra o desmoldante em várias marcas e preços, nas casas que vendem produtos para confeiteiros.
Veja também:
Comentários