Aproveitamos o feriado para fazer uma visita ao Vale Histórico, uma região próxima da divisa dos estados do RJ e SP, onde a Serra da Mantiqueira e a Serra da Bocaína se encontram.
Quando criança, morei por dois anos em Arapeí, uma das cidades do vale. Banhos de cachoeira, trilhas ecológicas e direito a visitar uma gruta repleta de estalactites e estalagmites fizeram parte da minha infância nesse lugar esquecido.
Por que esquecido? Porque foi uma das regiões mais ricas do estado de SP, na época do café, chegando a avalizar empréstimos do Império em bancos ingleses e até mesmo a possuir moeda própria.
Mas com o fim do ciclo do café, veio a decadência, retratada por Monteiro Lobato em contos do livro Cidades Mortas. Hoje a região sobrevive do turismo.
Deixando a história de lado eu amo, se deixar esse post vira capítulo de livro, uma das coisas que sempre me impressionou foi o crochê nessa região.
Eu ficava hipnotizada com a rapidez das artesãs que trabalhavam com o barbante. Criancinhas aprendiam desde pequeninas a crochetar. Isso não mudou.
É possível encontrar trabalhos belíssimos em crochê, por preços bem razoáveis uma toalha de crochê em barbante custou 45 reais.
Em Bananal, visitei a loja da Hercília, com muitas peças em crochê de barbante. Lembrança boa de infância, eu amo o cheiro do barbante.
Cortinas e bandôs.
Saquinhos para roupas íntimas, toalhas e capas de almofadas variadas.
Pirei nas redes com barrado em crochê.
A namoradeira ficou bem mais charmosa assim, não?
Napperons, toalhinhas, tapetes, enfim, a variedade de peças em crochê é grande.
O crochê não é exclusividade de Bananal, claro. Você encontra peças de crochê à venda em todas as cidades da região.
Visitei também o Atelier Terra Linda, no bairro de Formoso - São José do Barreiro. As peças produzidas pelo atelier já contam com um visual mais moderno e eles comercializam as peças pela internet.
Comentários